segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

A provisão e a resposta

Rio de Janeiro, 02 de Maio de 2010



Diário de Bordo do Projeto missionário Buri - São Paulo- Maio/2010


Não consegui dormir esta noite. Eu estava tão pensativo com relação a possibilidade da viagem que aquilo mexeu muito comigo.

Fiz café, andei pela casa inteira de tão tenso que estava enquanto esperava o Igor chegar para me levar para a igreja dele.

Estava apreensivo também com reação a viagem e o meu corpo co
meçara a dar sinais de falhas por conta da noite em claro.

Conversei mais de uma hora com o Pr. Ricardo Maia antes de começar o culto. Deus sabe o quanto aquilo foi abençoador para mim depois de tudo o que passei no meu retorno ao Brasil. Após estes 6 meses longe da África, é que finalmente consigo me ver longe do luto por ter voltado.

Eu estava um pouco nervoso antes da mensagem, mas, ao mesmo tempo, muito feliz. Eu ia mais uma vez ter a oportunidade de fazer o que eu mais amo nesta vida: pregar e abençoar outras vidas.
Durante a mensagem, eu percebi Deus direcionando as coisas. O meu esboço foi proveitoso, mas, acho que Deus deixou o recado dele sem o meu empenho em sistematizar o discurso. Na verdade, Ele sempre faz isso.

Honestamente, as melhores partes da mensagem foram aquelas que eu não rabisquei no papel.

Falei sobre o que acontece com o servo obediente, mostrei fotos minhas na África e ensinei um corinho em Francês: " La joie, Jésus m´a liberé."

Depois, o Pr. Ricardo fez um apelo e pediu que a igreja levantasse uma oferta para eu ir no Projeto missionário em Buri e , por isos, estou aqui, às 21:45h na "Rodoviária Novo Rio" esperando meu ônibus para São Paulo. A Deus seja a Glória!

No final do culto, fiquei um bom tempo coversando com a Adriana. Eu realmente precisava trocar experiencias com outro membro da família Radical. Ela me entendeu como poucos.

Neste momento, estou com alguns temores, como receios naturais de uma viagem, desejo de tudo dar certo no projeto, como enfrentar os desafios que normalmente surgem numa empreitada dessas, etc.

Mas, para que me preocupar? É o Senhor que está me levando. ele sempre supera as epectativas, sempre surpreende. Se não fosse assim, ele não seria Deus, não é mesmo?

Lá vou eu para mais uma aventura missionária para testemunhar o quanto o amor de Deus é grande.



Pés no arado

Buri, 03 de Maio de 2010

Diário de Bordo da Missão Buri - São Paulo;


Cheguei na rodoviária do Tietê às 6:30 da manhã e fui direto para a Barra Funda, apesar do meu desejo de escovar os dentes, estava com medo de chegar atrasado no local combinado.

Infelizmente, dei uma de sabidão no metrô, não pedi informação a ninguém e peguei o carro no sentido errado. Quando cheguei na Barra Funda, não sabia onde ficava o Colégio Batista(ponto de referência principal) e tive a felicidade de ver um pai levando o filho para lá e os segui. ( Só depois me dei conta de que estava cometendo uim crime e me senti meio culpado. Ah ah ah!)


Fui o primeiro a chegar na convenção Batista Paulista às 7:20h e tive que esperar um bocado para aparecer alguém para abrir o portão. Quando eu terminei de fazer a barba, saí do banheiro e conheci a Karina(SP). Depois, o pessoal de Mauá chegou a já estávamos quase prontos para ir. Só faltava tomarmos um café da manhã.


Chegamos em Buri um pouco antes das 13h. Foi legal rever o pr. Ronny e a irmã Ana Paula. Almoçamos e ele nos explicou como seria o projeto.

Saímos, fomos conhecer o centro comunitário e e tivemos o treinamento prático na pracinha da cidade com alguns jogos do Kids games.

Jantamos na casa do pastor e, em seguida fomos divididos nas casas. Eu fui com o irmão José Geraldo para a casa da irmã Sula.

Vi o quarto e quase não acreditei nas camas que nos ofereceram. Sem mencionar o banho quente e o melhor: o silêncio na madrugada! Obrigado, Deus!

Antes de dormir, compartilhei com a Sula sobre meus momentos difíceis pós-África e recebi uma palavra muito abençoadora onde Deus me deu mais uma prova de que eu estou no lugar que ele deseja: Buri!

O desafio

Buri, 4 de Maio de 2010



Acordei lá pelas 6:15h e me arrumei para começar o trabalho.

Fomos à escola e tomamos café, lá. Estranhei o pão sem manteiga, mas foi bom.

Precisamos de 2 viagens no ônibus para levar as crianças da 5ª série para o Centro Comunitário. O primeiro foi com 68 e o segundo, com 58.

Cortamos um dobrado com o grande número de crianças e a nossa falta de entrosamento com o Kids Games. Exibimos o filme "Jesus para as crianças" e foi muito complicado mantê-las atentas.

Houve momentos em que não sabíamos o que fazer com algumas que nos criaram situações inesperadas e difíceis. Mesmo com todo aquele trabalho e a sensação de qeu nada funcionava com elas, Deus me dizia que o meu trabalho não era vão nele. E isso me dava a paz que eu precisava.

À noite, conversei com o Pr. Ronny sobre meu futuro Ministério e minhas inquitações e ele ajudou. Jantamos na casa do pastor depois de todo o trabalho e fui para a casa da Sula finalmente tomar banho, tomar chá e dormir.


Ps. Saí na rua e procurei um orelhão para falar com a Palôva. Eu precisava que alguém soubesse o quanto eu estava feliz.

Refrigério

Buri, 5 de maio de 2010



Acordei um pouco mais tarde, lá pelas 6:25h e fui para a escola, desta vez de carro com o Jânio e a Edileusa.


Chegamos lá e lá estavam 87 alunos da 6ª série nos esperando para levá-los.

Assombrosamente, o dia foi muito tranquilo e não tivemos um décimo dos desafios de ontem. Os jogos foram bem assimilados e aceitos pela maioria, e o filme foi assistido pela molecada num silêncio quase absoluto.

Hoje, o Pr. Ronny se vestiu de "Palhaço Presuntinho" para alegrar a turma e contextualizar a mensagem do Senhor para eles. Foi muito proveitoso!À noite fomos ao culto e o pastor apresentou a equipe missionária à sua igreja. Antes, eu tinha ido ao mercado com a irª Menalva, Lourdes e José Geraldo. Comprei biscoitos, shampoo e condicionador.

Quando acabou o culto, fui para casa da irmã Sula a pé com mais um casal da igreja e ao chegar lá, assitimos Corinthians 2 X 1 Flamengo pela Libertadores.

Aqui em São Paulo, futebol é coisa séria, principalmente quando se trata de Corinthians, mas, a noite não foi boa porque esse resultado eliminou o time.
(Eu não podia falar muita coisa, porque o Fluminense perdeu para o Grêmio hoje por 2 X 0 e saiu da Copa do Brasil)

Tomei um chá de erva cidreira, suco de caju, comi várias rosquinhas de côco e fui dormir.

No ar

Buri, 6 de Maio de 2010



Hoje, recebemos a 7ª série do Colégio Elisa Martirani . O grupo chegou a 65 crianças, aproximadamente.

Em relação a 3ª feira, tivemos menos dificuldades, porém, em relação a ontem, o dia foi bem complicado e os desafios foram enormes.

Foi interessante observar oq aunto algumas se encantavam pelos jogos enquanto outras faziam de tudo para terem uma oportunidade de fugir. Fiquei pensando no quanto algumas daquelas brincadeiras poderiam estar obsoletas ou descontextualizadas para a realidade local.

A adesão ao filme "Socorro" também foi boa, hoje. No momento em que tivemos um buraco na programação, o Pr. Ronny me pediu para ensinar músicas africanas para eles e, para nossa surpresa, o sucesso foi absoluto. O pastor gravou um vídeo da molecada dançando para colocar na edição e a turminha ia pedindo bis.
Levei todo o pessoal num ônibius só de volta para a escola e senti de Deus de orar com eles. Na hora de dscer, uma das crianças disse que nunca irá esquecer de mim. Aquilo me deixou contente.

Na hora da reunião de avaliação, o Pr. Ronny chamou aqueles que desejariam participar do programa de rádio dele, hoje. Jantamos todos na igreja uma ótima sopa de mandioca e só depois fui tomar banho. Isso sempre me incomoda, mas é uma coisa que dá pra passar( banho antes das refeições é vital pra mim).

Tomei banho correndo e esperei o pastor chegar para nos levar na rádio. Foi realmente uma grande bênção: eu sempre sonhei em falar na rádio e hoje isso se tornou realidade. Nós nos apresentamos, cantamos e eu orei no final. Foi interesante ver o cacoete de radialista que o pr. Ronny tem: impressionante!
Ps: Ainda não tenho uma câmera potente o bastante para fotografar o céu estrelado que presenciamos hoje em Buri: lindo! Presente de Deus para a nossa felicidade!

Trazendo os molhos

Buri, 07 de Maio de 2010

Acordei um pouco mais cedo para poder arrumar as coisas com mais calma. levamos tudo direto para o Centro Comunitário.

Recebemos 48 alunos da 8ª série. A maioria gostou muito do "jogo da velha".

Assim como ontem, algumas crianças ficaram mexendo com o meu sotaque carioca. As meninas pediam para eu repetir palavras como basquete, disco, sexta-feira, etc.

Voltando da praça, exibimos o filme, servimos o lanche e liberamos a turma.

Enquanto levava minhas coisas para o carro, eu me dei conta de que o projeto havia acabado. Mesmo assim, continuo convencido de que irei iniciar uma nova etrapa da minha vida.

Antes de entrarmos no ônibus, recebemos a vista da Diretora da escola e da secretária de Educação da cidade. Elas nos agradeceram e se despediram.